EQUIPE


.:. Célia Regina dos Santos Lopes  é professora-associada de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFRJ desde 1994, onde se doutorou em 1999, e atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas de 2005-2007. Fez, com Bolsa de Estágio Sênior da CAPES, pós-doutoramento na Universität Tübingen na Alemanha em 2011. Tem experiência na área de Lingüística Histórica e Sociolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do português, gramaticalização, sistema pronominal do português, pronomes pessoais e mudança lingüística. É autora de diversos capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais sobre variação e mudança no sistema pronominal do português. Participa do Projeto Integrado Para uma História do Português Brasileiro desde 1999. Em 2003, publicou sua tese de Doutorado: "A inserção de a gente no quadro pronominal do português: percurso histórico" na Iberoamericana/Vervuert, em Frankfurt/Madri. Em 2005, organizou o livro A Norma Brasileira em Construção: fatos lingüísticos em cartas pessoais do século XIX com verba FAPERJ/UFRJ. Em 2006 editou, junto com Guiomar Ciapuscio, Dorothee Kaiser, Konstanze Jungbluth, o livro Sincronia y diacronía: de tradiciones discursivas en Latinoamérica pela Vervuert/Bibliotehca Ibero-Americana, Frankfurt/Madrid. No mesmo ano, organizou, com Afrânio Barbosa, o livro “Críticas, queixumes e bajulações na imprensa brasileira do século XIX: cartas de leitores”. Em 2009, editou o periódico Neue Romania, 39, com Uli Reich da FU Berlim. Em 2011, organizou com Letícia Couto o livro “As formas de tratamento em português e em espanhol: variação, mudança e funções conversacionais”. Coordenou o Projeto Laboratório de História do Português Brasileiro, financiado pelo CNPq 32/2004, processo 401832/2004-0. Desenvolveu diversos projetos financiados pelo CNPq e FAPERJ. Recebeu financiamento, por duas vezes, do Edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, nas edições 2007-09 e 2009-12. É bolsista de Produtividade do CNPq desde 2006.
celiar.s.lopes@gmail.com
www.letras.ufrj.br/laborhistorico / www.letras.ufrj.br/posverna

.:. Márcia Cristina de Brito Rumeu é professora  de Professora de Língua Portuguesa (Adjunto I) na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Possui graduação em Letras (1999), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Letras Vernáculas (Área de concentração: Língua Portuguesa) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Sua tese, defendida em 2008 foi a primeira  feita com base no corpus do projeto: “A Implementação do ‘Você’ no Português Brasileiro Oitocentista e Novecentista: Um Estudo de Painel”.  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, voltada principalmente para os seguintes temas: história dos pronomes pessoais do português, rearranjo do sistema pronominal do português brasileiro, gramaticalização, mudança linguística, história da língua portuguesa no Brasil, crítica textual e edição de cartas setecentistas, oitocentistas e novecentistas.
email:aline.santosdasilva@gmail.com marciarumeu@uol.com.br

.:. Silvia Regina de Oliveira Cavalcanteatua, desde 2008, como professora adjunta de língua portuguesa na UFRJ. Defendeu o Doutorado na UNICAMP (2006), com a Tese "O uso de se com infinitivo na história do português: do Português Clássico ao Português Europeu e Brasileiro Modernos". Fez pesquisa de Pós-Doutoramento no IEL/Unicamp, sobre a ordem dos constituinte nas gramáticas do português na escrita padrão. Tem atuado na área de Lingüística de Corpus.  Faz parte da equipe do Projeto “Para a História do Português Brasileiro” desde sua criação em 1997. É responsável pela edição digitalizada do corpus de cartas.
email:julianabarbosasv@yahoo.com.br silviare@gmail.com

:. Juliana Barbosa de Segadas Vianna  possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003)  e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Defendeu em 2011 a Tese de doutorado "Semelhanças e diferenças na implementação de 'a gente' em variedades do português" na UFRJ. Atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas: variação lingüística, pronomes pessoais, estrutura predicativa, Gramaticalização . Entre as atividades relacionadas ao Projeto “Para uma História do Português Brasileiro” – PHPB e ao Laboratório de História do Português Brasileiro, foi responsável (juntamente com  Ana Carolina Morito) pela organização da “versão em CD das Peças Populares Portuguesas – 1783-1877: corpora diacrônico para estudos contrastivos” e participou ativamente da revisão e organização do corpus de cartas particulares de Casimiro de Abreu, entre outros. 
email:rumeu@bol.com.br julianabarbosasv@yahoo.com.br

.:. Leonardo Lennertz Marcotulio possui graduação em Português-Espanhol (2006) e Mestrado em Língua Portuguesa (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuamente é doutorando em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) na mesma Instituição com bolsa sanduíche da CAPES na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa, atuando principalmente na análise de formas de tratamento do latim ao português. Sua dissertação feita com base em material do Projeto foi publicada em livro no ano de 2010. O livro se intitula "Língua e História: o 2 marquês do Lavradio e as estratégias linguísticas da escrita no Brasil Colonial". Rio de Janeiro: Ítaca Comunicações, 2010. v. 1. 215 p. 
email:saguibr@terra.com.br leonardo.marcotulio@gmail.com